Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estados realizam audiências públicas para debater novo modelo de financiamento da Atenção Primária

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Estados realizam audiências públicas para debater novo modelo de financiamento da Atenção Primária

Distrito Federal, Santa Catarina e Tocantins já realizaram os debates. A próxima audiência será realizada no Espírito Santo, em 27/03

  • Publicado: Domingo, 08 de Março de 2020, 16h09
imagem sem descrição.

A Assembleia Legislativa do Estado de Tocantins realizou, na última terça (10/03), audiência pública para debater o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária, que compõe o Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde (MS).

A audiência foi solicitada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) a partir de apontamento do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. O objetivo é promover os debates em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, afim de garantir a participação da comunidade na gestão do SUS.

Apresentada em novembro de 2019, a Portaria nº 2.979 do MS, que estabelece o novo programa,  trouxe uma série de mudanças que impactam nas políticas de Saúde e na vida da população brasileira. As mudanças não foram debatidas com o controle social, o que fere a Constituição de 1988 e a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O repasse de recursos para os municípios agora vai considerar o número de usuários cadastrados nas equipes de Saúde e o desempenho das unidades, a partir de indicadores como qualidade de pré-natal, controle de diabetes e hipertensão e programas de prevenção de doenças.

Nesse contexto, “a ideia é induzir os gestores a ampliarem as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), e estimularem o aumento da cobertura real para incluir pessoas com situação de vulnerabilidade que estavam sem assistência”, avaliou o representante da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB) do CNS Bruno Gomes, que participou da audiência em Tocantins.

A maior preocupação dos gestores e parlamentares é com o corte de recursos, que poderá ocorrer com as adequações da nova modalidade de financiamento, prejudicando cerca de 30% dos municípios em Tocantins que não se adequarem às exigências, de acordo com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Alexandre Fagundes. O MS estabeleceu normas nos atendimentos e serviços básicos de Saúde. Segundo dados apresentados no debate, 42 municípios tocantinenses perderiam recursos federais.

Ao final da audiência, foram feitos os encaminhamentos para levar mais informação e orientação aos municípios. Ficou estabelecido que o CES realizará novas audiências em oito regiões do Estado para debater o tema, além de oficinas nas três macrorregionais.

Santa Catarina e Distrito Federal

Durante a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no dia 3 de março, Alexandre Fagundes também informou que “os municípios já acumulam 70% do custo da atenção primária, sem contar a média e alta complexidades, para as quais também têm que garantir acesso em muitas vezes”.

audiencia sc

Foto: Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Ele ainda alerta sobre a possibilidade de 40 dos 295 municípios catarinenses (14%) sofrerem redução de repasses com a implantação do novo sistema de financiamento.

O conselheiro nacional de saúde e ex-presidente do CNS, Ronald dos Santos, que também integra a Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin), destacou que “o Brasil aplicou em Saúde 15,77% do total da receita em 2017. Em 2019, esse percentual caiu para 13,54%, o que dá uma diferença (para menos) de mais de R$ 20 bilhões. Tem havido desfinanciamento da Saúde”, alertou.

A primeira edição deste ciclo de audiências em assembleias legislativas ocorreu no Distrito Federal, no dia 14 de fevereiro. A próxima será realizada no Espírito Santo, em 27 de março.

Ascom CNS

Com informações das assembleias legislativas de Tocantins e Santa Catarina
Foto de capa: AL-TO

registrado em:
Fim do conteúdo da página