Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mesa Diretora do CNS visita Bio-Manguinhos para conhecer produção de vacina contra Covid-19

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Mesa Diretora do CNS visita Bio-Manguinhos para conhecer produção de vacina contra Covid-19

  • Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 11h18
imagem sem descrição.

Segundo Fernando Pigatto, o momento foi histórico para o CNS. “Essa é a esperança que temos para salvar as vidas de milhões de brasileiros”.

A Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) visitou nesta quinta (25/02) o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), no Rio de Janeiro. A instituição é uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico na Saúde Pública e pela produção de vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS). No local, estão sendo produzidas as vacinas contra a Covid-19, que seguem para distribuição em todo o Brasil.

19 1500x1000

Segundo Fernando Pigatto, o momento foi histórico para o CNS. “Essa é a esperança que temos para salvar as vidas de milhões de brasileiros. Estar aqui em Biomanguinhos neste momento é para mostrar para ao Brasil que a Ciência e a vacina existem. Isso nos emociona muito”. Ele também afirmou que é necessário seguir responsabilizando o Estado diante da crise sanitária. “Precisamos continuar trabalhando e mobilizando a sociedade brasileira para pressionar o governo federal a agilizar os processos de produção, que dependem também de vontade política”, disse.

Para Carla Wolanski, assessora da Vice-Diretoria de Produção de Bio-Manguinhos, ainda há um longo caminho a percorrer na conscientização sobre a necessidade vital da vacina ao povo brasileiro. “Infelizmente muitas vidas foram perdidas, mas estamos aqui mostrando nosso trabalho à disposição da população. Precisamos informar as pessoas sobre a importância de se vacinar não só contra a Covi-19, mas contra tantas outras doenças”, disse, enquanto acompanhava a Mesa Diretora do CNS pelas dependências da instituição.

24 1500x1000

Segundo ela, o negacionismo científico tem sido uma característica no mundo. “Vimos isso na Revolta da Vacina. Era o mesmo tipo de comportamento. O ser humano não consegue enxergar o vírus, a bactéria. Até que ele se depare com uma situação crítica na família, é difícil para uma pessoa entender a gravidade dessas doenças. Por isso, com educação e informação, é possível fazer com que a população entenda o papel da ciência”, disse, emocionada.

Além de Pigatto, participaram da visita os demais representantes da Mesa Diretora Moysés Toniolo, Elaine Pelaez, Priscilla Viégas e Vanja dos Santos. O secretário substituto do CNS, Marco Aurélio Pereira, e os assessores técnicos do CNS, Lucas Vasconcellos e Deise Rodrigues, também participaram da visita.

27 1500x1000

Saiba mais

O Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV) do Biomanguinhos, um dos maiores centros de produção da América Latina, instalado no campus da Fiocruz, garante a autossuficiência em vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde (MS).

Veja todas as fotos da visita

Assine pela manutenção do piso emergencial do SUS em 2021

Mesa Diretora do CNS critica PEC Emergencial

29 1500x1000

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página